A ciência moderna e avançada do treino de musculação define dois tipos de metodologias de treinamento para atingimento da hipertrofia muscular: “sobrecarga tensional” e “sobrecarga metabólica”.
Na aplicação da “sobrecarga tensional” o processo de hipertrofia muscular se dá através de alta tensão mecânica induzida no núcleo do músculo alvo (miofibrilas).
Já na aplicação da “sobrecarga metabólica” o processo de hipertrofia ocorre através da indução de metabólitos bioquímicos e do sistema energético, que atua diretamente no sarcoplasma (capa do músculo).
Desta forma – com a ciência fisiológica do exercício – ambas garantem o objetivo máximo do público fitness dentro da academia: hipertrofia (que também proporciona o condicionamento físico, aumento de força e emagrecimento).
Sobrecarga Tensional : treinos de altas cargas, entre 80 e 100% de 1 RM (repetição máxima), número de repetições (de 01 a 06), sendo necessário o intervalo de 3-5 minutos entre séries para cumprir e se fazer valer o conceito tensional do programa de treinamento. Este tipo de metodologia exige alto poder motivacional e concentração do praticante.
Sobrecarga Metabólica: treino de cargas moderadas, entre 50% e 80% de 1 RM, número de repetições (de 09 a 25, podendo até ultrapassar), onde se permite a aplicação de intervalos de recuperação mais reduzidos, de até 60s somente, para se valer e cumprir o conceito de treino metabólico. Como esse método não possui altas cargas, os resultados do treinamento são garantidos pelas variáveis “volume x tempo sob tensão”, logo, o programa de treinamento se torna mais dinâmico, prático e funcional ao praticante. É um treino que desenvolve mais valências físicas, cardiorrespiratório, maior queima de calorias e muito mais seguro e alcançável a realidade do cliente fitness.
É fundamental analisarmos o perfil do cliente fitness, o processo de operação de cada metodologia nos protocolos de treinamento dentro da Academia:
Uma vez que esta ciência do treinamento de musculação (treino metabólico) garante máxima eficiência e performance física e cognitiva em apenas 45 minutos de treinamento, não há dúvidas que é a melhor opção para se entregar programas de treinamento qualificado ao cliente fitness que, de um modo geral, demanda apenas 01 hora do seu tempo diário para se dedicar à prática de atividade física!
Esta é a base da nossa Metodologia B.POWER, publicada em livro nacional de Educação Física, pela Instituição de Ensino Superior UNIVERSO, através da certificação do TCC (artigo científico) do treinador e CEO das Academias B.MOOVE – Bruno M. Mercante.